As autoridades italianas detiveram a líder de um clã da máfia napolitana, a Camorra, no aeroporto de Ciampino, em Roma, segundo a Associated Press. Maria Licciardi preparava-se para embarcar num voo para Espanha.
A ministra do Interior de Itália, Luciana Lamorgese, elogiou a detenção desta importante figura da máfia de Nápoles. Maria Licciardi tem 70 anos e é a líder de um dos clãs da Camorra, o clã Licciardi.
“Ela nem sequer piscou os olhos quando os polícias bloquearam-lhe o caminho e apresentaram-lhe o mandado de detenção assinado pelos procuradores de Nápoles”, adianta a agência ANSA, que teve acesso a um comunicado de imprensa dos carabinieri.
Os investigadores italianos alegam que Maria Licciardi era responsável por esquemas de extorsão.
Quando foi detida pela primeira vez em 2001, Maria Licciardi já estava na lista dos 30 fugitivos mais procurados em Itália. Foi condenada por crimes relacionados com a máfia e libertada da prisão em 2009. Numa entrevista à AP nesse ano, os procuradores de Nápoles descreveram-na como uma ‘madrinha’ no seio da Camorra, uma das organizações criminosas mais poderosas de Itália.
O lucro ilícito da Camorra advém tradicionalmente de esquemas de extorsão impostos a empresários locais, do tráfico de droga e da infiltração em contratos de obras públicas em Nápoles.
Leia Também: Máfia: Detidas 9 pessoas por fraude em contratos com autoridade de saúde