Um médico intensivista espanhol gravou um vídeo a pedido de um paciente que intubou horas antes, apelando à vacinação da população. O paciente em causa não se tinha vacinado por medo.
"O meu nome é Domingo González, sou médico intensivista do Hospital Insular de Las Palmas de Gran Canária, e faço este vídeo para cumprir com a palavra dada a um paciente que tive que intubar há poucas horas", começa por dizer o profissional de saúde.
O médico explica que o paciente tinha sido internado no dia anterior com uma doença inflamatória pulmonar e que esteve a respirar com apoio até á altura, mas que acabou por ser necessária a ventilação mecânica.
"Antes de o intubar, fez-me prometer, e prometi, fazer este vídeo para transmitir que se devem vacinar. Disse-me que não se tinha vacinado por temor, por medo, pelo que ouvia nos meios de comunicação social e nas redes sociais e que lamentava não o ter feito, agora que estava doente e que chegou a este momento", disse.
"Pediu-me que transmitisse esta ideia e esta necessidade àqueles que ainda não se vacinaram, ao que têm dúvidas, porque ele foi um exemplo do que não se deve fazer", acrescentou.
Mensaje de D. Domingo González, médico intensivista del Hospital Insular de Las Palmas de Gran Canaria pic.twitter.com/Ag8SXX27Lo
— Radio Unión Tenerife (@RadioUnionTfe) August 8, 2021
Domingo González termina sublinhando que, no hospital onde trabalha, um dos maiores complexos hospitalares das Canárias, ingressaram mais de 10 pacientes nas unidades de cuidados intensivos, apenas naquele dia. Todos não vacinados.
De acordo com as autoridades de Saúde das Canárias, citadas pelo El Mundo, o Hospital Insular de Las Palmas conta, este domingo, com 93 pacientes internados com Covid-19, 25 dos quais estão nas unidades de cuidados intensivos.
Leia Também: AO MINUTO: Decisão da 3.ª dose é "do Governo"; EUA? Crianças no hospital