AO MINUTO: Rt sobe, incidência segue a descer; Casos? Portugal é 6º na UE

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

Notícia

© Getty Imagens

Fábio Nunes
09/08/2021 07:52 ‧ 09/08/2021 por Fábio Nunes

Mundo

Coronavírus

Portugal registou 1.094 novos casos de Covid-19 e mais 18 mortes nas últimas horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, o país soma 988.061 casos confirmados e 17.485 vítimas mortais. 

Este domingo, o Presidente da República disse que cabe ao Governo decidir sobre a administração de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19, escusando-se a dar a sua opinião sobre o tema, e apelou aos jovens que sejam inoculados para que o próximo ano letivo decorra com normalidade.

O governo chinês demitiu ou puniu mais de 30 funcionários por não terem respondido adequadamente ao último surto de Covid-19 no país. O surto mais recente de Covid-19 na China é um dos piores a atingir a nação asiática desde o início da pandemia. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

15h55 - Termina aqui este registo de acompanhamento sobre os desenvolvimentos mais recentes da pandemia de coronavírus. Pode continuar a seguir-nos neste novo registo

15h43 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) informou, esta segunda-feira, que já é possível atualizar os dados pessoais do Registo Nacional de Utentes através do Portal do SNS 24

"Esta funcionalidade representa uma mais-valia para a emissão do Certificado Digital Covid, que pode ser obtido através da aplicação móvel SNS 24 e do Portal SNS 24", é sublinhado em comunicado. 

15h25 - À medida que o plano de vacinação se atrasa, nos EUA, e a nova variante Delta está a propagar-se cada vez mais, as taxas de infeção por Covid-19 entre as crianças aumentaram e os hospitais pediátricos estão a precisar de mais profissionais.

Este novo surto de Covid-19 acontece numa altura em que se regista, também, um pico não sazonal de doenças respiratórias entre as crianças, que normalmente acontece apenas no inverno. Isto significa que o número de camas disponíveis nos hospitais pediátricos diminuiu.

15h01 - Quase 62% da população dos Açores já completou o esquema vacinal contra a Covid-19, anunciou esta segunda-feira o Governo Regional.

Ao todo, 155.446 pessoas têm, pelo menos, uma dose da vacina (65,7% da população), enquanto que há 145.691 com a vacinação completa (61,6% da população do arquipélago).

14h59 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse hoje que serão feitos testes serológicos aos professores, para que o próximo ano letivo possa iniciar-se em segurança.

"Queremos também testar professores nas escolas, porque é muito importante para que se dê início ao ano letivo o mais normal possível e com a maior segurança possível", frisou.

O secretário de Estado disse, no entanto, ainda não poder apontar datas e outros pormenores.

14h57 - Os primeiros jovens a partir dos 18 anos começaram hoje a ser vacinados contra a Covid-19 em Cascais e na fila para entrar ou à saída o sentimento era comum: uma vontade imensa de regressar à normalidade.

14h25 - Portugal é agora o 6.º país da União Europeia com mais novos casos diários. O nosso país passou esta semana de oitavo para sexto país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, com uma média diária de 225 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o 'site' Our World in Data

14h17 - Acaba de ser divulgado o mais recente relatório da DGS sobre a evolução da pandemia no país e que dá conta de 1.094 novos casos e 18 óbitos (11 dos quais só na região de Lisboa e Vale do Tejo). Destaque também para mais 1.275 pessoas que, nas últimas horas, recuperaram da doença.

Quanto a internamentos, continuam a subir, estando 857 doentes hospitalizados (mais oito em relação à véspera), dos quais 189 (mais cinco) em unidades de Cuidados Intensivos.

Hoje, e como habitualmente às segundas, quartas e sextas-feiras, a DGS atualizou os dados da matriz de risco e que apontam para uma descida da incidência face à última atualização (dia 6), e uma ligeira subida do índice de transmissão (Rt). A incidência é agora de 336,1 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, e de 341,4 casos no continente. Já o Rt subiu de 0,92 para 0,93 quer a nível nacional, quer no continente.

Notícias ao Minuto Eis a matriz de risco ao dia 9 de agosto© DGS  

14h10 - A Autoridade Regional da Saúde dos Açores acaba de divulgar o relatório da vacinação contra a Covid-19 no arquipélago, destacando-se que 65,7% da população já tem pelo menos uma dose, e mais de metade (61,6%) completou a vacinação

Notícias ao Minuto Relatório da vacinação no arquipélago ao dia 9 de agosto© Autoridade Regional de Saúde  

14h00 - BioNTech passa de prejuízo a lucro de 3.915,3 milhões no 1.º semestre. A biotecnológica alemã, que desenvolveu com a Pfizer uma vacina contra a Covid-19, registou até junho um lucro líquido de 3.915,3 milhões de euros, recuperando do prejuízo de 141,7 milhões de euros de há um ano

13h52 - O deputado do PS/Açores Tiago Lopes criticou hoje a nova matriz de risco implementada pelo Governo Regional para controlar a pandemia de Covid-19 e defendeu a vacinação nas crianças com idade superior aos 12 anos.

Em conferência de imprensa realizada hoje na delegação da Assembleia Regional em Ponta Delgada, Tiago Lopes considerou que a "nova matriz de risco", apresentada pelo executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) na sexta-feira, assenta em critérios "profundamente questionáveis".

O socialista condenou a adoção do número de óbitos semanais como um dos critérios para a implementação de medidas de controlo da Covid-19.

13h24 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje que o apoio previsto no Fundo de Capitalização e Resiliência deve ser acessível a todas as empresas do setor "independentemente das quebras de faturação"

12h33 - As autoridades de Macau detetaram a presença do novo coronavírus em oito amostras ambientais recolhidas após a desinfeção dos locais onde estiveram as quatro pessoas infetadas com a variante Delta, que levaram à realização de testes em massa.

12h31 - Mais de 202.813.740 infetados com o novo coronavírus foram diagnosticados no mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço da AFP. 

11h46 - A task force do plano de vacinação informou esta segunda-feira que, no âmbito da modalidade 'Casa Aberta', foi criado um sistema de senhas digitais que passa, a partir de hoje, a estar disponível na esmagadora maioria dos centros de vacinação existentes em Portugal Continental.

"Este sistema vai permitir aos utentes evitar a espera numa fila para ser vacinado", pode ler-se no comunicado divulgado pela task force de vacinação. 

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade 'Casa Aberta' é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.

11h35 - Os diretores das escolas defendem que professores e funcionários devem realizar testes serológicos e receber nova dose da vacina contra a Covid-19 para evitar o regresso ao ensino à distância, que traria "efeitos catastróficos" para os alunos.

11h28 - O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de Cabo Verde atribuiu em maio subsídios para isolamento profilático, ou quarentena, a quase mil trabalhadores, o valor mensal mais alto desde o início da pandemia e o dobro face a abril.

11h06 - O governo australiano revelou que a Moderna vai tornar-se a terceira vacina contra a Covid-19 disponível no país no próximo mês, avança a Associated Press. 

O primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que o regulador australiano aprovou o uso da vacina da Moderna para adultos. 

O primeiro milhão de doses de vacinas da Moderna vai chegar à Austrália no final de setembro. 

10h32 - A infecciologista pediátrica Maria João Brito considera que é uma questão de tempo até os jovens entre os 12 e os 15 anos serem vacinados.

Numa entrevista à SIC Notícias, Maria João Brito fez notar que a faixa etária está a ser vacinada em quase "todo o mundo". A infecciologista pediátrica disse que os estudos e resultados sobre a vacinação de jovens entre os 12 e os 15 anos vão surgir "dentro de muito pouco tempo" e acredita que a decisão vai ser de vacinar esta faixa etária. 

10h06 - De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido, os indivíduos reinfetados com o SARS-CoV-2 têm menor probabilidade de espalhar o vírus e de apresentar sintomas graves. Segundo o estudo, que resulta de uma parceria com a Universidade de Oxford, da segunda vez, a carga viral é menor.

9h10 - Timor-Leste vai receber esta semana cerca de 500 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, praticamente tantas quanto o país recebeu desde o início da vacinação, em abril, confirmou fonte oficial. 

9h01 - Anthony Fauci advertiu este domingo que se não forem vacinadas mais pessoas contra a Covid-19 nos Estados Unidos, o SARS-CoV-2 vai continuar a propagar-se no país e podem surgir variantes ainda mais contagiosas e perigosas que a Delta e que até podem “contornar a proteção da vacina”.

“O que acontece se durante meses e meses permitirmos que o vírus se replique, é concebível, não é garantindo, é que podemos ter uma variante que contorna a proteção da vacina”, acrescentou Fauci.

8h43 - Berlim estreia hoje a iniciativa 'Lange Nacht des Impfens' (Longa Noite de Vacinação), que junta mais de duas dezenas de DJ, e a possibilidade de ser vacinado contra a Covid-19.

O objetivo, revelou o Departamento de Saúde do Senado de Berlim, é atrair os jovens a um dos principais postos de vacinação da cidade, o Arena, habitual palco de espetáculos na cidade.

8h09 - De acordo com um estudo do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a vacinação em pessoas previamente infetadas é de extrema importância.

Segundo o estudo, pessoas não vacinadas têm um risco duas vezes maior de serem reinfetadas com o vírus SARS-CoV-2 do que as totalmente vacinadas.

7h50 - Centenas de pessoas podem ter sido inoculadas com vacinas alteradas em DíliEspecialistas timorenses recomendaram às autoridades que voltem a vacinar centenas de pessoas, maioritariamente profissionais de saúde, que terão sido inoculadas com doses de AstraZeneca alteradas devido a problemas de temperatura no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV).

7h39 - O Canadá levanta esta segunda-feira a proibição de entrada no país de cidadãos provenientes dos Estados Unidos, de acordo com a Associated Press. Para isso têm de estar totalmente vacinados contra a Covid-19 e apresentar um teste negativo realizado nas últimas 72 horas. 

Apesar desta abertura por parte do Canadá, os Estados Unidos vão manter em vigor as restrições às deslocações de cidadãos oriundos do seu vizinho do norte. 

7h37 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 1.183 casos de Covid-19 e duas mortes. No total, o país já contabiliza 3.791.949 infetados e 91.784 vítimas mortais da doença.

7h34 - O presidente chileno decretou dois dias de luto nacional para segunda-feira e terça-feira da próxima semana "em memória e homenagem" às mais de 36 mil mortes causadas pela pandemia de Covid-19 no país.

7h32 - A China anunciou hoje ter identificado, nas últimas 24 horas, 125 casos de Covid-19, dos quais 94 por contágio local, quase todos detetados nas províncias de Henan e Jiangsu.

A Comissão de Saúde da China indicou que, até à última meia-noite local, 29 pacientes tiveram alta, com o número total de infetados ativos na China continental a subir para 1.603, incluindo 49 em estado grave.

A mesma fonte adiantou que o país somou 93.826 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

7h30 - Bom dia! Recorde aqui os principais acontecimentos, que ocorreram durante o dia de ontem, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. 

Leia Também: AO MINUTO: Decisão da 3.ª dose é "do Governo"; EUA? Crianças no hospital

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas