EUA: Variantes que "contornam proteção da vacina" podem surgir, diz Fauci
O especialista e conselheiro da administração Biden alerta que, se não forem vacinadas mais pessoas, pode emergir no país uma estirpe do novo coronavírus ainda mais perigosa.
© Getty Images
Mundo Coronavírus
Anthony Fauci advertiu este domingo que se não forem vacinadas mais pessoas contra a Covid-19 nos Estados Unidos, o SARS-CoV-2 vai continuar a propagar-se no país e podem surgir variantes ainda mais contagiosas e perigosas do que a Delta e que até podem “contornar a proteção da vacina”.
“Quando conseguirmos que a esmagadora maioria da população seja vacinada – e não sabemos qual é esse limiar – o vírus vai desaparecer, e depois não temos de nos preocupar com isso, pelo menos neste país. Se não o fizermos, vamos ter um nível ardente de infeções que vai chegar ao outono, que será confundido com o vírus da gripe no inverno, e que depois vai voltar na primavera”, advertiu o especialista em doenças infecciosas numa entrevista à USA Today.
“O que acontece se durante meses e meses permitirmos que o vírus se replique, é concebível, não é garantindo, é que podemos ter uma variante que contorna a proteção da vacina”, acrescentou Fauci.
A preocupação do conselheiro da administração Biden não se prende apenas com a vacinação nos Estados Unidos. Fauci também está preocupado com a vacinação no resto do mundo.
“Se não conseguirmos que as pessoas sejam vacinadas no resto do mundo nos próximos anos, vamos ter a circulação de mais mutações que vão gerar mais variantes, que depois vão chegar ao país. E todos nós que estamos protegidos contra a Delta podemos não estar protegidos contra a Zeta”, disse.
Os Estados Unidos registaram recentemente uma média de casos diários superior a 100 mil e diversos especialistas têm frisado que se trata de uma pandemia dos não vacinados.
Leia Também: AO MINUTO: China pune funcionários por surto; Vacinas alteradas em Díli
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com