Em Espanha, se uma criança testar positivo à Covid-19, os restantes alunos da sua turma já não terão de ficar em quarentena. A notícia é avançada pelo La Vanguardia que refere, contudo, que para que isto seja possível os alunos têm de estar todos vacinados com as duas doses até ao início do ano letivo.
A medida ainda será analisada pelo ministério da Saúde, mas, se os dados da pandemia no país não sofrerem um agravamento e a vacinação dos estudantes evoluir de forma positiva, deverá ser aplicada.
Note-se que esta medida já está em vigor no que diz respeito aos adultos. Em Espanha, todos os adultos vacinados que tenham estado em contato com um caso positivo já não são obrigados a cumprir um período de quarentena, dado que se considera que estão parcialmente protegidos da infeção.
O pediatra Toni Soriano Arandes, médico assistente e investigador principal do grupo de doenças infecciosas pediátricas do Hospital Vall d'Hebron, lembra que no ano passado as escolas "eram espaços seguros" e conseguiram conter de forma exemplar as infeções, numa altura em que a situação era mais complexa.
Leia Também: Centros cheios no fim de semana para vacinar mais de 100 mil jovens