Depois de mais de 20 anos de missão internacional no Afeganistão, o país voltou a estar sob controlo dos Talibãs. Este domingo, o ministro do Interior afegão revelou que até a capital do país já está nas mãos dos opositores.
"Os talibãs entraram na capital por todos os lados", declarou Mohammad Omar Daudzai, de acordo com a Reuters.
Já este domingo tinha sido anunciada a tomada de Jalalabad. Cabul era assim a ultima grande cidade do Afeganistão que ainda estava sob controlo do governo afegão.
Segundo os meios internacionais, em Jalalabad nem sequer houve luta. Os residentes acordaram no domingo de manhã com as ruas cheias de bandeiras brancas dos insurgentes.
En #Afghanistan, les talibans se rapprochent de la prise complète du pouvoir. Les insurgés se sont emparés sans résistance de la ville de Jalalabad (est), quelques heures après avoir pris Mazar-i-Sharif, 4e plus grande ville afghane et principal centre urbain du nord #AFP pic.twitter.com/JrNby8rmdV
— Agence France-Presse (@afpfr) August 15, 2021
Num comunicado divulgado este domingo, citado pela Associated Press, os talibãs garantem que deram indicações para que os combatentes evitem a violência também em Cabul e que criem corredores de passagem para todos os que queiram abandonar a cidade.
Entretanto, os Estados Unidos começaram a evacuar seus diplomatas e enviaram cerca de mil militares para ajudar a proteger o aeroporto de Cabul e a embaixada depois de os talibãs terem cercado, numa questão de dias, a capital do país, ao contrário do que se esperava.
Na semana passada, uma estimativa da inteligência dos EUA dava conta que Cabul poderia resistir pelo menos três meses.
Abaixo pode ver algumas imagens partilhadas nas redes sociais. Alertamos, no entanto, que não há confirmação oficial sobre a veracidade destes vídeos.
O Exército dos EUA iniciou as evacuações. Helicóptero Chinook no aeroporto de Kabul. pic.twitter.com/qpJD6xFZvu
— Verdades e Nada Mais ️ (@BarbeariaPoian) August 15, 2021
Helicópteros da Força Aérea Afegã não param de sobrevoar a capital Kabul durante essa madrugada. São exatamente 02:10 da madrugada no Afeganistão. Fonte: @Eldruso pic.twitter.com/FJNzl5hsAj
— Direto do Front (@DiretoFront) August 14, 2021
Leia Também: Sobe para 23 número de capitais provinciais tomadas pelos talibãs