Donald Trump anunciou, esta quinta-feira, uma reunião em Munique, Alemanha, entre "pessoas de alto nível" da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. O encontro irá acontecer amanhã, 14 de fevereiro.
"Vão ter uma reunião em Munique amanhã. A Rússia vai lá estar com o nosso pessoal. A Ucrânia também está convidada", disse Trump aos jornalistas, durante uma conferência de imprensa na Sala Oval.
"Não sei exatamente quem vai estar presente de cada país, mas pessoas de alto nível da Rússia, da Ucrânia e dos Estados Unidos”, acrescentou.
Recorde-se, pouco antes, o presidente norte-americano tinha dito que a Ucrânia faria parte das negociações para pôr fim à guerra com a Rússia, sublinhando que o Presidente russo, Vladimir Putin, "quer a paz".
"Penso que ele me diria se não a quisesse", declarou Trump, um dia depois de uma longa conversa por telefone com o líder russo.
Ontem, depois de falar com Putin, Trump anunciou que as negociações para terminar o conflito iam ter início "imediatamente".
Além disso, há também relatos de que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se vai encontrar com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, nos próximos dias, também em Munique, onde decorre a Conferência de Segurança de Munique, que decorre entre 14 e 16 de fevereiro. A delegação dos EUA incluirá também o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o enviado especial de Trump para a Ucrânia e a Rússia, Keith Kellogg.
[Notícia atualizada às 22h01]
Leia Também: Trump diz que Kyiv estará envolvida em negociações de paz com Rússia