AO MINUTO: Internamentos aumentam; Incidência desce, Rt mantém-se

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Getty Images

Andrea Pinto
23/08/2021 07:32 ‧ 23/08/2021 por Andrea Pinto

Mundo

Covid-19

Portugal dá hoje um novo passo rumo ao desconfinamento total. A partir desta segunda-feira, há novas regras no país, sendo os serviços de restauração os que mais podem respirar de alívio.

O país passa assim do estado de calamidade para situação de contingência, a qual vai vigorar, pelo menos, até às 23h59 de dia 30 de setembro de 2021. Reveja aqui as regras em vigor nesta nova fase.

Recorde-se que, apesar das mudanças, o uso da máscara continua a ser obrigatório em espaços públicos, pelo menos até 12 de setembro.

Até ao final da tarde de domingo, 40 mil pessoas, das quais 33 mil jovens entre os 12 e os 15 anos, foram vacinadas, de acordo com o balanço feito pela Task Force até às 18h00. No sábado, o balanço provisório feito pelas 17h00 já dava conta de 118 mil inoculações.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h30 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h22 - Portugal desce para 6.º na lista de países da UE com mais novos casos. Portugal passou esta semana de quinto para sexto país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, com uma média diária de 225 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o 'site' Our World in Data.

15h19 - Aumento de capital' é uma "oportunidade única" no combate à pandemia. A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse hoje que a alocação de Direitos Especiais de Saque (DES), hoje concretizada, é uma "oportunidade única" para combater a crise que surgiu devido à pandemia de Covid-19.

15h12 - A Food and Drug Administration (FDA), entidade reguladora norte-americana, acaba de dar a sua aprovação total à vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech, uma medida que ajudará a aumentar as taxas de inoculação no país. Recorde-se que a vacina recebeu, no final do ano passado, autorização para utilização apenas de emergência. 

14h55 - Açores com 12 novos casos em 575 análises nas últimas 24 horas. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 12 novos casos de Covid-19, 10 em São Miguel e dois na Terceira, que resultaram de 575 análises realizadas nos laboratórios da região, revela o boletim da Autoridade Regional de Saúde.

14h51 - Recebeu? Proteção Civil está a enviar SMS a apelar à vacinação. A Proteção Civil está a enviar mensagens de texto (SMS) aos portugueses a apelar à vacinação, numa altura em que mais de 70% da população em território nacional está já vacinada e no dia em que entram em vigor as novas regras do plano de desconfinamento. A mensagem incentiva a que os portugueses se vacinem contra a Covid-19 "para a proteção de todos".

14h35 - António Lacerda Sales afirmou hoje que haverá alterações nas regras em vigor nas escolas no próximo ano letivo, embora o Governo queira fazer o “mínimo de modificações possíveis”.

“É evidente que terá de haver um ajustamento e algumas adaptações porque a vacinação o permite”, referiu, notando porém que “o referencial para as escolas que tínhamos no ano passado, já estava muito integrado na consciência de toda a comunidade escolar " motivo pelo qual as alterações serão mínimas. 

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse, ainda, que sobre o eventual fim do uso obrigatório da máscara ao ar livre, acredita que se tratará de uma decisão mais pessoal que "cada um de nós equacionará perante grandes aglomerados ou em espaços fechados poder manter a máscara, obviamente que isso não acontecerá em espaços abertos com pouca gente."

14h13 - Locais e hora dos postos de testagem à Covid-19 em Lisboa. A testagem é gratuita, para residentes e não residentes, e tem especial incidência em áreas com um número mais elevado de casos de infeção pelo novo coronavírus. Confira aqui onde pode fazê-lo.


  

14h10 - Portugal regista mais 6 mortes e 1.126 novos casos de infeção. 

O relatório desta segunda-feira revela que o número de internados aumentou para 733 (mais 25 pessoas face aos dados de domingo). Destas, 151 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), menos uma do que na véspera. O número de casos ativos de Covid-19 no país é agora de 45.542, mais 77 do que no domingo. 

13h51 - Nos Açores, 67,5% da população tem a vacinação contra a Covid-19 completa (o correspondente a 159.779 pessoas), de acordo com o relatório divulgado esta segunda-feira, dia 23, pelo Governo Regional. A percentagem de população que conta com a primeira dose, segundo os dados divulgados, é de 68,8% (162.911 pessoas). 

12h55 - CDS-PP questiona Governo sobre testagem e normas para as escolas. O grupo parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre a política de testagem ao novo coronavírus no próximo ano letivo, querendo saber também se serão revistas as normas quanto ao isolamento profilático para quem esteja vacinado.

12h50 - OMS apela ao adiamento da terceira dose de vacina. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelou para que uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 fosse adiada. A prioridade, salientou, durante uma visita a Budapeste, deveria ser a vacinação nos países onde apenas 1 a 2% da população está imunizada. 

Tedros advertiu que surgirão variantes mais difíceis de controlar se as taxas de vacinação não forem aumentadas globalmente e, por isso, apelou à doação de doses para a terceira injeção a países em atraso no processo de vacinação. 

12h47 - Foram detetados os primeiros casos da variante Delta de Covid-19 na Faixa de Gaza. O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza detetou, esta segunda-feira, os primeiros casos confirmados da variante Delta do coronavírus, o que explicaria o rápido aumento do número de infeções no enclave, que agora ultrapassa os 600 casos por dia.

12h30 - Festas de Barrancos canceladas pelo segundo ano consecutivo. As Festas de Barrancos, no Alentejo, que incluem touradas de morte legais, voltaram a ser canceladas este ano, pela segunda vez consecutiva, por falta de condições sanitárias, devido à pandemia de Covid-19, revelou a organização.

12h25 - Pandemia já provocou 4,43 milhões de mortes em todo o mundo. A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.430.846 mortos em todo o mundo, tendo sido registados 7.724 óbitos a nível mundial nas últimas 24 horas, revelou hoje o balanço da France-Presse (AFP).

12h20 - Timor-Leste regista mais uma morte e 187 novos casos nas últimas 24 horas. Timor-Leste registou nas últimas 24 horas mais uma morte por Covid-19, atingindo 49 óbitos desde o início da pandemia, e mais 187 novos casos de infeção por SARS-Cov-2, elevando o acumulado para 14.403, segundo dados oficiais.

11h45 - Índia com menor número de casos diários em cinco meses. A Índia registou pouco mais de 25.000 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, o menor número de infeções em cinco meses, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

11h18 - O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) rejeitou implementar o recolher obrigatório em 43 municípios da Catalunha, alargamento que havia sido pedido pelo governo.

O pedido incluía 20 cidades que se encontram atualmente abaixo de uma incidência de 125 casos por 100.000 habitantes, o limiar estabelecido pela própria Generalitat para decretar a medida. O Tribunal entende que a medida seria "desnecessária". Há, contudo, 19 municípios da Catalunha que estão sujeitos ao recolher obrigatório.

11h00 - África com mais 653 mortes e 28.600 novos casos em 24 horas. África registou mais 653 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, contabilizando um acumulado de 189.307 óbitos, e 28.600 novos casos de Covid-19, para um total de 7.548.993, segundo dados oficiais.

10h53 - O Serviço Nacional de Saúde recorda que, este verão, não é só com o Protetor Solar que se mantém protegido. Não se esqueça de ter sempre consigo Álcool Gel e desinfete as mãos com regularidade.

10h30 - Pesquisa identifica o tipo de máscaras mais eficientes contra a Covid-19. As máscaras N95 e KN95 são significativamente mais eficazes e recomendáveis para utilização em espaços fechados, revela novo estudo.

09h50 - Just a Change faz balanço "muito positivo" dos campos deste verão, que culminará com a reabilitação de 55 casas em vários pontos do país, feita por mais de 350 voluntários.

"A pandemia chamou a atenção de todos para a importância da casa. O nosso trabalho este ano é particularmente importante", frisou o responsável, contando que houve famílias "que este ano passaram a ter uma casa de banho e um telhado em condições, janelas novas e espaços para os filhos estudarem com mais condições".

09h15 - FDA alerta para pessoas não tomarem fármacos feitos para animais. A Food and Drug Administration (FDA), o regulador dos Estados Unidos, alerta que algumas pessoas estão a tomar formas de Ivermectina destinada a animais para tratar ou prevenir a Covid-19. Tomar este medicamento pode causar náuseas, vómitos e efeitos secundários neurológicos.

09h10 - Estas são as datas de pagamento dos apoios Covid-19 em agosto. A Segurança Social já divulgou quando é que vai ser possível pedir os apoios extraordinários no âmbito da pandemia em agosto. O período entre 25 e 26 de agosto é aquele ao qual deve prestar mais atenção. Confira aqui as restantes datas.

 09h05 - Nova Zelândia prolonga confinamento. A Nova Zelândia anunciou hoje que o confinamento no país vai ser prolongado até sexta-feira, depois de as autoridades terem registado 107 casos de Covid-19 desde a semana passada.

08h36 - A Espanha doou, esta segunda-feira, 400 mil doses da vacina da AstraZeneca à Argentina. 

08h30 - Vários cães foram abatidos a tiro, na Austrália, devido a uma errada interpretação das restrições da Covid-19. O Conselho de Bourke Shire, na região de Nova Gales do Sul, executou os animais,  na semana passada, para evitar que voluntários de abrigos de animais se deslocassem ao local para recolher os animais e, potencialmente, propagassem o vírus.

08h00 - Recém-nascido morre de Covid-19. Um bebé recém-nascido morreu de Covid-19 numa maternidade na região de Occitânia, na França. A autópsia ao corpo do bebé indica que a vítima estava infetada com o vírus à nascença e que terá sido essa a causa do óbito. A mãe também estava infetada.

07h47 - Nancy Pelosi em evento com dezenas de convidados sem máscara. A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos foi filmada a discursar num evento, este fim de semana, em que nenhum dos convidados usava máscara. O evento em causa, uma angariação de fundos, decorreu em Napa Valley, na Califórnia, uma das regiões em risco muito elevado de contágio.

07h27 - Portugal recebe hoje 2,37 mil milhões do 'aumento de capital' do FMI. "A alocação ajudará muitos estados membros a suavizar a necessidade de ajustamento face aos constrangimento de liquidez e a evitar políticas desequilibradas, ao mesmo tempo que fornece espaço para aumentar a despesa na resposta à crise e nas vacinas".

07h25 - Alemanha com mais 3.668 infetados e 4 mortos em 24 horas. Em termos acumulados, o país soma agora 3.871.865 infetados e 91.980 vítimas mortais desde o início da pandemia.

07h20 - Regras da segunda fase do plano de desconfinamento entram hoje em vigor. As regras previstas para na segunda fase do plano de desconfinamento do Governo entram hoje em vigor, com exceção do fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, cuja lei vigora até 12 de setembro.

07h15 - Líder de Taiwan recebe primeira dose de vacina produzida na ilha. A vacina, fabricada pela Medigen Vaccine Biologics Corp., recebeu a aprovação de emergência dos reguladores locais em julho, numa decisão que desencadeou forte polémica e oposição de vários setores da comunidade médica e científica de Taiwan.

Notícias ao Minuto Tsai Ing-wen a ser vacinada© Getty Images  

07h10 - China soma 21 novos casos, todos oriundos do exterior. A China anunciou hoje que foram diagnosticados 21 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, no primeiro dia sem casos locais desde meados de julho.

07h09 - Bom dia! Damos agora início a um novo registo, mas pode consultar as anteriores atualizações relativas à pandemia aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª dose reduz risco de infeção; Mais 33 mil jovens vacinados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas