"Quase 80 milhões de norte-americanos ainda não foram vacinados e, para piorar as coisas, as autoridades estão a trabalhar ativamente para minar o combate contra a covid-19, que é "inaceitável", afirmou o Presidente dos EUA em conferência de imprensa na Casa Branca, em Washington, enquanto apresentava um plano de vacinação obrigatória para "fazer frente aos que bloqueiam a saúde pública".
Os cerca de 100 milhões de norte-americanos não vacinados representam 25% da população "que pode provocar muitos danos", alertou Joe Biden, reiterando que gostava que os EUA "voltassem a ter uma vida normal".
O plano hoje apresentado inclui a obrigatoriedade de vacinação ou triagem semanal para 100 milhões de funcionários de grandes empresas.
Cerca de quatro milhões de funcionários públicos do executivo norte-americano e funcionários de empresas subcontratadas também vão precisar de ser vacinados.
O discurso de Joe Biden tem como pano de fundo o aumento de casos de infeção por covid-19 devido à variante Delta, numa altura em que alguns norte-americanos se mantêm relutantes ou opositores à vacinação.
Leia Também: Biden endurece requisitos para vacinar trabalhadores federais