O vulcão Cumbre Vieja ainda não deixou a população das zonas afetadas, na ilha de La Palma, respirar de alívio. A lava, que segue uma trajetória até ao mar, já afetou 154 hectares, arrasando tudo por onde passa: casas, estradas, negócios (entre os quais, plantações de bananas).
De acordo com o cálculo que foi feito pelo programa de emergência por satélites da União Europeia Copernicus, já foram atingidos 320 edifícios.
O Instituto Volcanológico de Canárias estima agora que a erupção, que já obrigou à retirada de mais de seis mil pessoas das suas casas, se prolongue entre 24 a 84 dias.
"A situação é demasiado ... Isto é muito sério, muito, muito grave". O desabafo é do autarca de Los Llanos que viu esta terça-feira a lava do vulcão a entrar em Todoque, uma cidade com 1.300 habitantes.
#EMSR546 #ErupciónLaPalma
— Copernicus EMS (@CopernicusEMS) September 22, 2021
Another late night delivery for our #RapidMappingTeam
Using COSMO-SkyMed radar imagery they have produced an updated grading map that puts the extent of the lava at 154 ha and the number of buildings destroyed buildings at 320https://t.co/Ik72VSDKyp pic.twitter.com/Sg3jtr1FSt
"Estamos sobrecarregados", disse. Durante a tarde de ontem, a situação piorou e a chuva de cinzas intensificou-se em todo o município. Ao fundo, sempre presentes, as explosões contínuas e o rugido do vulcão.
"A situação é de uma zona catastrófica no Vale do Aridane", confirma o presidente Mariano Hernández Zapata, citado pelo El Pais. "O que estamos a viver é muito duro, muito complexo, literalmente desaparecem casas diante de nossos olhos (...) Estamos profundamente angustiados, impotentes em relação ao que está a acontecer".
Están siendo días realmente duros. Escuchar a los que lo han perdido todo, y a los que saben que lo van a perder es frustrante.
— Mariano H. Zapata (@Marianohzapata) September 22, 2021
Estamos trabajando sin descanso para intentar que nuestra gente no esté sola. Entre todos vamos a salir adelante.#VigilanciaLaPalma#ErupciónLaPalma pic.twitter.com/1f5BJ8UJVy
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira. A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias.
Leia Também: Ministra pede desculpa após dizer que vulcão podia ser atração turística