Canárias: "Isto é muito duro, desaparecem casas diante dos nossos olhos"

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, já afetou 154 hectares e 320 edifícios.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Melissa Lopes
22/09/2021 08:51 ‧ 22/09/2021 por Melissa Lopes

Mundo

Canárias

O vulcão Cumbre Vieja ainda não deixou a população das zonas afetadas, na ilha de La Palma, respirar de alívio. A lava, que segue uma trajetória até ao mar, já afetou 154 hectares, arrasando tudo por onde passa: casas, estradas, negócios (entre os quais, plantações de bananas).

De acordo com o cálculo que foi feito pelo programa de emergência por satélites da União Europeia Copernicus, já foram atingidos 320 edifícios. 

O Instituto Volcanológico de Canárias estima agora que a erupção, que já obrigou à retirada de mais de seis mil pessoas das suas casas, se prolongue entre 24 a 84 dias. 

"A situação é demasiado ... Isto é muito sério, muito, muito grave". O desabafo é do autarca de Los Llanos que viu esta terça-feira a lava do vulcão a entrar em Todoque, uma cidade com 1.300 habitantes.

"Estamos sobrecarregados", disse. Durante a tarde de ontem, a situação piorou e a chuva de cinzas intensificou-se em todo o município. Ao fundo, sempre presentes, as explosões contínuas e o rugido do vulcão. 

"A situação é de uma zona catastrófica no Vale do Aridane", confirma o presidente  Mariano Hernández Zapata, citado pelo El Pais. "O que estamos a viver é muito duro, muito complexo, literalmente desaparecem casas diante de nossos olhos (...) Estamos profundamente angustiados, impotentes em relação ao que está a acontecer". 

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira. A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. 

Leia Também: Ministra pede desculpa após dizer que vulcão podia ser atração turística

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas