Um busto de George Floyd foi vandalizado pela segunda vez em Nova Iorque, segundo a BBC. O busto da autoria do artista Chris Carnabuci foi colocado na Union Square esta sexta-feira. Apenas dois dias depois, um homem atirou tinta para cima da estátua.
Anteriormente, a escultura que serve de homenagem a George Floyd esteve exposta em Brooklyn e também foi vandalizada com tinta preta.
As imagens das câmaras de videovigilância captaram este domingo de manhã o momento em que um homem atira a tinta cinzenta para cima do busto e depois foge do local num skate.
O autor da escultura reagiu a este ato através de um comunicado. “Vandalismo de qualquer tipo não é uma ação que seja produtiva ou que tenha significado. Ações como esta recordam-nos que ainda temos um longo caminho para percorrer”, vincou Chris Carnabuci.
Mas o incidente acabou por ter um lado positivo, revela a ConfrontArt, a organização responsável pela exibição dos bustos de George Floyd, de John Lewis, antigo congressista norte-americano e símbolo da luta pelos direitos civis, e de Breonna Taylor, que, tal como Floyd, foi assassinada pela polícia (todos os bustos são da autoria de Carnabuci).
O momento em que o busto de George Floyd é vandalizado© NYPD via Reuters
A ConfrontArt refere que, quando os membros da organização chegaram ao local para limpar o busto, já estavam pessoas a limpar a escultura.
“É um trabalho de equipa e apoio da comunidade inspiradores”, destacou Andrew Cohen, cofundador da ConfrontArt, em declarações à CNN.
A unidade de crimes de ódio da polícia de Nova Iorque já abriu uma investigação à vandalização do busto de George Floyd.
Leia Também: Polícia condenado por homicídio de Floyd recorre da sentença