O objetivo do governo vai ser compensar às famílias vítimas desta política pelos danos causados por traumas físicos e mentais que, nomeadamente, crianças tiveram de ultrapassar. Vendo-se muitas vezes separadas dos seus familiares na fronteira.
O jornal Wall Street Journal revelou esta quinta-feira que aproximadamente 5.500 crianças estão identificadas pela ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis) como vítimas desta realidade. O jornal revela ainda que existem até ao momento, cerca de 940 reclamações que foram feitas por famílias de imigrantes contra os EUA.
Dependendo de quanto dinheiro vai ser despendido para liquidar cada reclamação, o custo para os contribuintes pode aproximar-se de mil milhões de dólares no total.
O Wall Street Journal relata ainda, que a cada processo chega a custar cerca de 3,4 milhões de dólares (2,9 milhões de euros) por família, e aquilo que o governo oferece agora são apenas 450 mil dólares (388 mil euros) por pessoa, e cerca de 1 milhão de dólares (862,6 mil euros) por família.
Leia Também: Migrantes na fronteira da Polónia condenados a viver de ajuda humanitária