É o Professor Poo a personagem que surge numa campanha publicitária que visa ajudar os alunos japoneses a perceber a importância do pagamento de taxas ao Estado.
Esta personagem apareceu anteriormente em livros escolares e é agora convocada pela agência tributária do Ministério das Finanças japonês para fazer parte de uma campanha que tem como objetivo incutir interesse nas crianças pelas funções estatais, de forma a que, enquanto adultos, não falhem estes pagamentos.
“Pretendemos que os exemplos apresentados levem a que os alunos do ensino básico se interessem antecipadamente pelos impostos”, revelou um funcionário do ministério ao jornal Mainichi Shimbun.
O Professor Poo, de bigode e óculos redondos, explora vários temas financeiros. Entre eles, o imposto sobre o consumo com o pagamento de uma taxa de 10% sobre bens e serviços, que surge quando as crianças compram um saco de doces.
Uma das perguntas que o Professor Poo coloca às crianças é: “O quê que o cocó e os impostos têm em comum?”, sendo que a resposta dada é: “Fertilizante, já que ambos são utilizados para fazer crescer as coisas”.
Leia Também: Governo do Japão aprova maior pacote de estímulo económico do país