Até ao momento não foi detetado qualquer caso da variante Omicron nos Estados Unidos, garantiu, esta sexta-feira, o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC na sigla em inglês), refere a CNBC.
“Não foram identificados casos desta variante até à data nos Estados Unidos”, adiantou num comunicado o CDC.
“O CDC está a monitorizar constantemente variantes e o sistema de vigilância de variantes dos Estados Unidos detetou de forma fiável novas variantes neste país. Se surgir nos Estados Unidos, esperamos identificar a Omicron rapidamente”, fez notar a agência do Departamento de Saúde e de Serviços Humanos.
Esta sexta-feira, os Estados Unidos impuseram restrições às viagens de cidadãos norte-americanos com proveniência da África do Sul, de Moçambique, Botswana, Lesoto, Namíbia, Maláui, Zimbabué e Eswatini devido ao surgimento desta nova estirpe do coronavírus.
No entanto, tal como aconteceu com outras variantes, é provável que a Omicron se propague e chegue aos Estados Unidos.
“[Restrições de viagens implementadas] Vai permitir-nos ganhar algum tempo. Não vai ser possível manter esta infeção fora do país. A questão é: Pode ser abrandada?”, indagou Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos e conselheiro na área da saúde de Joe Biden.
Leia Também: AO MINUTO: 61 infetados chegam a Amesterdão; 100% vacinados com uma dose