"Parabéns a Olaf Scholz pela sua nomeação como chanceler alemão. A Alemanha e o Reino Unido são amigos próximos e aliados leais, e estou ansioso por trabalhar em estreita colaboração nos próximos anos", disse Johnson numa mensagem em inglês e em alemão no Twitter.
Dois meses e meio depois das eleições na Alemanha, o social-democrata Olaf Scholz foi confirmado como chefe do governo pelos deputados, fechando definitivamente os 16 anos da era de Angela Merkel, a chanceler cessante.
"Também presto homenagem aos 16 anos de serviço de Angela Merkel como líder da Alemanha", disse Johnson em 'tweets' acompanhados de fotografias que o mostram em momentos em que esteve com a ex-chanceler alemã.
"Um gigante da diplomacia internacional, contribuiu sem dúvida mais do que qualquer outro líder europeu para moldar o panorama global", acrescentou o chefe do Governo britânico.
O novo chanceler alemão fará uma visita oficial a Paris na sexta-feira, onde se reunirá com o chefe de Estado, Emmanuel Macron, antes de se deslocar a Bruxelas para um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Scholz, um social-democrata de 63 anos, foi eleito por uma confortável maioria dos 736 membros do Bundestag, onde tomou posse e vai liderar um Governo de coligação formada com os Verdes e os liberais do FDP.
Leia Também: Olaf Scholz ameaça Rússia com possíveis consequências caso invada Ucrânia