Os Países Baixos vão entrar em confinamento a partir de amanhã, domingo, durante o período de Natal e Ano Novo, para se precaverem contra a nova variante da Covid-19, Ómicron.
Neste confinamento, lojas não essenciais, bares, restaurantes, cinemas e teatros, museus, cabeleireiros e ginásios estarão fechados até, pelo menos, 14 de janeiro. As escolas fecham até 9 de janeiro.
Outras medidas incluem a recomendação de que as famílias não recebam mais do que dois visitantes em casa e que as reuniões no exterior também sejam limitadas a um máximo de duas pessoas. Salvo no dia de Natal, a 25 de dezembro onde se pode juntar a família.
Segundo o primeiro-ministro Mark Rutte, citado pela BBC durante uma conferência de imprensa, as restrições são "inevitáveis". "Estou aqui esta noite muito triste. E muitas pessoas vão sentir-se assim também", acrescentou. "Para resumir, e numa frase, os Países Baixos vão voltar a fechar a partir de amanhã."
As novas regras foram anunciadas após uma reunião entre o governo e especialistas da área da saúde e foram as mais rígidas impostas no mundo desde que surgiu a nova estirpe.
Leia Também: AO MINUTO: Mais de 70 mil 'reforços' dados cá; Ómicron em 89 países