África. O novo comboio do Senegal já fez a primeira viagem
A inauguração foi feita ontem, numa viagem que partiu da capital do país, Dakar.
© getty images
Mundo África
O Expresso Regional do Senegal encontra-se já em funcionamento e conectará Dakar com Diamniadio, uma cidade industrial que se situa a cerca de 40 quilómetros de distância.
Realizou-se, ontem, a primeira viagem nesta nova ferrovia, cujo valor investido foi de aproximadamente 1,1 mil milhões de euros. Com a modernização do sistema de transporte público que estava em ruínas, o governo senegalês pretende também aliviar o congestionamento do trânsito.
Os novos comboios têm ar-condicionado, o que se espera que contribua para a redução da poluição em Dakar, na esperança de que a população opte por estas viagens em vez das de táxi ou autocarro. A viagem terá uma duração de 45 minutos e o Wi-Fi terá um custo de, aproximadamente, três euros. Porém, segundo a Reuters, o preço será mais barato em viagens mais curtas.
"O povo senegalês merece viajar com conforto e segurança, enquanto controla o seu tempo, com um massivo sistema de transporte que corresponde aos melhores padrões internacionais", disse o governo do Senegal num comunicado.
A estimativa do governo é que cerca de 115.000 passageiros realizem diariamente o percurso de Dakar a Diamniadio. No futuro, os planos passam por criar outras rotas que liguem o aeroporto principal e, eventualmente, outras cidades e vilas.
Leia Também: Emirates suspende voos provenientes de Angola devido a aumento de casos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com