"A Coreia do Norte lançou projétil não identificado no Mar do Leste (nome dado ao Mar do Japão, nas duas Coreias)", informou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, num breve comunicado sobre o lançamento, que também foi confirmado pelo Governo japonês.
O teste ocorre apenas seis dias depois de Pyongyang - que não mostrou sinais de abertura ao diálogo com Seul ou Washington -- ter testado um outro projétil, que a Coreia do Norte descreveu como um novo míssil hipersónico e que os sistemas de deteção sul-coreanos e japoneses tiveram problemas em identificar, devido ao seu voo irregular.
Na passada semana, o líder norte-coreano Kim Jong Un, durante uma conferência política, prometeu reforçar as suas forças militares, apesar das dificuldades relacionadas com a pandemia de covid-19.
As negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, lideradas pelos Estados Unidos, estão suspensas desde 2019, devido a disputas sobre sanções internacionais ao regime de Pyongyang.
O Governo do Presidente norte-americano Joe Biden pediu repetidamente o regresso da diplomacia nuclear, "em qualquer lugar e em qualquer momento", mas a Coreia do Norte alegou que os EUA devem primeiro retirar as sanções.
Leia Também: Seul diz que Coreia do Norte ainda está longe de ter míssil hipersónico