Sassoli. Elisa Ferreira manifesta "profunda tristeza por perda prematura"
A comissária europeia portuguesa, Elisa Ferreira, manifestou hoje "profunda tristeza" pela "perda prematura" do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, que morreu esta madrugada aos 65 anos, lembrando-o como "um homem de princípios e integridade".
© Getty Images
Mundo David Sassoli
"Profunda tristeza pela perda prematura de David Sassoli. Recordo com estima um homem de princípios e integridade, uma voz livre no jornalismo e na política, um construtor de pontes, um grande europeu", reagiu Elisa Ferreira, numa publicação na rede social Twitter.
A responsável europeia pelas pastas da Coesão e Reformas adiantou que os seus pensamentos "estão com a sua família neste momento de grande tristeza".
O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.
David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.
Profonda tristezza per prematura perdita de David Sassoli.
— Elisa Ferreira (@ElisaFerreiraEC) January 11, 2022
Ricordo con stima un uomo di principi e integrità, una voce libera del giornalismo e della politica, un costruttore di ponti, un Grande Europeo.
Un pensiero di vicinanza alla famiglia in questo momento di grande dolore. pic.twitter.com/peUbmer9qv
Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.
A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.
Quando Sassoli assumiu o cargo no verão de 2019, as grandes bancadas da assembleia acordaram que a presidência do Parlamento passasse para o PPE na segunda metade da legislatura.
O eurodeputado português Pedro Silva Pereira, do PS, deverá dirigir na próxima semana, enquanto segundo vice-presidente do Parlamento Europeu, o processo de eleição do novo presidente da assembleia, que sucederá a David Sassoli.
Leia Também: Comissária europeia Elisa Ferreira defende envolvimento local e regional
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com