As autoridades filipinas anunciaram esta quarta-feira que quem não estiver vacinado contra a Covid-19 não poderá utilizar a rede de transportes públicos em Manila, enquanto o nível 3 de alerta estiver ativo.
Segundo o Ministério dos Transportes, a regra enquadra-se nas restrições anteriormente divulgadas pelo Governo, de forma a controlar a propagação da Ómicron no país.
Nesse sentido, quem não tenha o esquema vacinal completo não poderá utilizar a rede de transportes públicos, exceto quando se tiver isenção médica, for comprar produtos de primeira necessidade como alimentos e medicamentos, e, por fim, se dirigir ao hospital ou para o trabalho.
Recorde-se que, na semana passada, as autoridades impuseram o nível 3 de alarme, com a introdução do confinamentos dos não vacinados que recusem ser vacinados contra a Covid-19, por serem considerados um risco para a saúde pública.
Além disso, o presidente filipino, Rodrigo Duterte, ameaçou com prisão os não vacinados que não cumpram o confinamento em vigor. Desde o início da pandemia, o país regista 3.058.634 contágios e 52.654 mortes devido à Covid-19.
Leia Também: Duterte ameaça prisão para os não vacinados que não cumpram confinamento