Compostos de canábis podem ajudar a prevenir Covid-19, diz estudo
Eis os resultados de uma pesquisa feita por investigadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.
© Getty Images
Lifestyle Covid-19
Os compostos da canábis podem prevenir a infeção de Covid-19, travando a sua entrada nas células, de acordo com um estudo publicado no Journal of Natural Products.
Os investigadores detetaram a presença de dois ácidos canabinóides comumente encontrados em variedades de cânhamo, capazes de se ligar à proteína spike, a que o vírus utiliza para entrar nas células. Ao ligarem-se à proteína S, o ácido canabigerólico (CBGA) e o ácido canabidiólico (CBDA) conseguem impedir que o vírus infete as células, apontam.
Estes compostos podem, assim, abrir novos caminhos para prevenir e tratar a doença, escreve a Forbes. “Oralmente biodisponíveis e com um longo histórico de uso humano seguro, estes canabinóides, isolados ou em extratos de cânhamo, têm o potencial de prevenir e tratar a infeção por SARS-CoV-2”, pode ler-se no resumo do estudo, citado pela revista
“Esses ácidos canabinóides são abundantes no cânhamo e em muitos extratos de cânhamo”, disse Richard van Breemen, principal autor do estudo, explicando que “não são substâncias controladas como o tetrahidrocanabinol, o ingrediente psicoativo da marijuana, e são seguras em humanos”.
Van Breemen acrescentou ainda que o CBDA e o CBGA bloquearam também a ação de variantes emergentes do vírus que causa o Covid-19. “A nossa pesquisa mostrou que os compostos de cânhamo eram igualmente eficazes contra variantes do SARS-CoV-2, incluindo a variante B.1.1.7, que foi detetada pela primeira vez no Reino Unido, e a variante B.1.351, detetada pela primeira vez na África do Sul”, concluiu.
Leia Também: Pessoas com estes tipos de sangue têm risco mais elevado de Covid-19
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com