Com um total de 522 habitações, esta é a urbanização mais moderna de Lac (norte do país) e para além dos apartamentos dispõe de 37 estabelecimentos comerciais, unidades de serviço e espaços verdes.
A praça central desta urbanização será designada Erdogan, em honra do Presidente turco.
Erdogan manifestou-se satisfeito por ter cumprido com a sua palavra aos albaneses, apesar dos sérios desafios que o seu país registou, com terramotos, incêndios ou a pandemia.
A Turquia foi um dos primeiros países a disponibilizar ajuda para a reparação dos danos, com Erdogan a destacar na cerimónia, acompanhado pelo primeiro-ministro albanês Edi Rama e membros do Governo de Tirana, "o claro testemunho da forte solidariedade entre nós".
Na sua primeira visita ao estrangeiro em 2022, o líder turco também manifestou o desejo "que esta amizade com bases tão sólidas prossiga indefinidamente".
Numa comprovação da "forte solidariedade e fraternidade", Erdogan também destacou a construção, em 68 dias, do novo hospital de 150 camas na cidade de Fier (sul), inaugurado em abril de 2021, com um custo de 70 milhões de euros e designado "Hospital de Amizade Turquia-Albânia".
Os investimentos turcos incluem-se entre os mais significativos neste país dos Balcãs ocidentais, e quando o volume de trocas comerciais superou os 600 milhões de euros anuais.
Na Albânia operam 600 empresas turcas, que dão emprego a 15.000 trabalhadores albaneses.
Os dois países, ambos com maioria de população muçulmana, são parceiros estratégicos e mantêm relações ancestrais, na sequência da prolongada ocupação otomana dos Balcãs.
Leia Também: Turquia acusa Macron de basear política externa no antagonismo a Erdogan