O governo da Irlanda anunciou, esta quarta-feira, a criação de um feriado especial para lembrar as vítimas da pandemia. O dia vai passar a ser celebrado a 18 de março todos os anos, e pretende homenagear as 9.000 pessoas que morreram de Covid-19 no país.
Este dia, que se vai chamar 'Day of Remembrance and Recognition' ('Dia de Memória e Reconhecimento'), vai na prática significar que os irlandeses podem desfrutar de um fim de semana de quatro dias porque 17 de março, St Patrick's Day (Dia de São Patrício), também é feriado.
Esta novidade foi anunciada juntamente com uma série de medidas destinadas a agradecer aos cidadãos irlandeses e em especial aos profissionais de saúde, pelos seus esforços durante a pandemia. Além do feriado, o governo também anunciou o pagamento de 1.000 euros isento de impostos aos funcionários da linha da frente.
The public holiday on March 18 is in recognition of the Irish public and workers' contribution in this pandemic.
— Micheál Martin (@MichealMartinTD) January 19, 2022
We are particularly conscious of the contribution of our healthcare workers.
This €1000 tax free payment recognises their work in caring for our most vulnerable.
O governo disse, ainda, que um pagamento equivalente vai ser feito aos funcionários que trabalharam em lares de idosos e instituições de cuidados continuados durante a pandemia.
Além deste novo feriado vai ainda existir um outro, também hoje anunciado, este criado para celebrar a santa mais famosa da Irlanda, Santa Brígida, que vai ser já no dia 1 de fevereiro.
Leia Também: Irlanda vai permitir a pessoas adotadas o acesso aos seus registos