O primeiro-ministro, Jean Castex, e o ministro da Saúde, Olivier Véran, anunciaram, esta tarde, que as máscaras deixarão de ser obrigatórias ao ar livre a partir de 2 de fevereiro em território francês.
Esta medida está inserida num plano de relaxamento de medidas face à mudança de tendência a nível epidemiológico.
Além desta medida, e na mesma data, também é eliminada a obrigatoriedade de teletrabalho e passa a ser possível assistir a eventos com público sentado (com máscara).
"A evolução da situação sanitária permite prever um relaxamento das restrições a partir dos primeiros dias de fevereiro", disse Jean Castex em conferência de imprensa esta tarde.
Para além desta medida, o governo anunciou ainda que a partir do dia 16 de fevereiro haverá a reabertura das discotecas, e será possível o consumo de alimentos em estádios, cinemas e transportes, bem como o consumo em pé em bares.
Entretanto, já no próximo dia dia 24 de janeiro (segunda-feira), vai passar a estar em vigor o 'Pass Vaccinal' (passe vacinal), que irá ser de apresentação obrigatória em vários locais. Este passe será requerido a todos os cidadãos com 16 ou mais anos.
L’évolution de la situation sanitaire nous permet d’envisager un allègement des contraintes dès les premiers jours de février : pic.twitter.com/sxzCiXDzIt
— Jean Castex (@JeanCASTEX) January 20, 2022
Leia Também: AO MINUTO: Mais 78 mil com reforço; Agendamento para +35 anos disponível