A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, visitou esta terça-feira a linha da frente na guerra civil no leste da Ucrânia, onde frisou as perdas humanas numa guerra que diz ser "no meio da Europa".
Baerbock está numa missão diplomática na Ucrânia, menos de três semanas depois da sua última visita, para tentar estabilizar a tensão entre o país e a Rússia.
Isto ocorre pouco tempo depois do presidente francês Emmanuel Macron ter reunido com Vladimir Putin em Moscovo.
Num antigo resort turístico na cidade costeira de Mariopol, hoje devastada pela guerra entre ucranianos e separatistas russos, a ministra mostrou-se emocionada pelas consequências do conflito.
"Deixa-me com um sentimento muito pesado saber que aqui, junto à praia, podia ser um dos locais mais bonitos do país, e consegue-se sentir o que aconteceu aqui há uns anos", disse Baerbock.
© Getty Images
A principal diplomata alemã vincou que, por causa da guerra, "de um dia para o outro as pessoas perderam tudo o que tinham" e "um destino turístico é agora a prova visível de que temos uma guerra no meio da Europa".
O conflito armado no leste ucraniano, que começou depois da anexação da Crimeia pela Rússia, causou até hoje a morte de 15 mil pessoas.
Agora, a Rússia tem mais de 100 mil tropas preparadas para invadir a fronteira ucraniana.
Leia Também: Ucrânia. Macron diz que Putin garantiu que não escalaria clima de tensão