O Irão deu a conhecer, esta quarta-feira, o seu mais recente míssil, que tem um alcance de 1.450 quilómetros, adiantou a agência noticiosa semioficial Tasnim. O anúncio foi feito no dia seguinte à retoma das negociações sobre o programa nuclear do país em Viena.
O míssil foi apresentado durante uma visita dos principais líderes militares iranianos às bases de mísseis da Guarda Revolucionária do país, informou a referida agência noticiosa.
Segundo a Tasnim, a arma estratégica trata-se de um míssil de longo alcance de terceira geração desenvolvido pela própria Guarda Revolucionária. Alimentado por combustível sólido, o míssil é capaz de penetrar em escudos de mísseis com alta manobrabilidade, revela a mesma fonte.
Intitulado 'Kheibarshekan', conta com um peso cerca de um terço inferior face a outros mísseis de características semelhantes. Como avança a mesma agência noticiosa, o tempo de preparação necessário para a realização do lançamento terá sido reduzido para um sexto do que é normalmente necessário.
Os delegados nas conversações em Viena, que têm vindo a discutir a recuperação do acordo nuclear de Teerão, assinado em 2015, com as potências mundiais, dizem que têm sido apenas feitos progressos limitados desde a retoma das mesmas, em novembro.
Segundo a Reuters, as potências ocidentais indicam que resta pouco tempo até que os avanços nucleares do Irão tornem o acordo de 2015 totalmente redundante.
Leia Também: Crime de honra: Mulher morta no Irão por tentar fugir do país