A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, revelou esta segunda-feira que o país se prepara para entrar na ‘fase 2’ do plano de resposta à pandemia de Covid-19, que é atualmente “como nada antes experienciado”, devido ao aumento de casos.
“Estamos a embarcar, pela primeira vez desde o início do surto, há dois anos, num período em que os neozelandeses irão ver mais casos de Covid-19 na comunidade”, afirmou, em conferência de imprensa. “É um período de ruptura e, eu sei, de risco e será como nada antes experienciado”.
A intervenção de Ardern surgiu após um jornalista ter testado positivo à Covid-19 num teste rápido de antigénio, momentos antes da conferência de imprensa.
A Nova Zelândia tem registado, nos últimos dias, números máximos de casos de SARS-CoV-2 devido à propagação da variante Ómicron. Esta segunda-feira, foram contabilizados 981 infeções, mais 171 do que o recorde de domingo.
Face ao aumento de casos, Ardern anunciou que o país irá entrar na ‘fase dois’ do plano de resposta à pandemia, que implica a redução do período de isolamento e o rastreio de contactos de risco através de aplicações e questionários online.
Leia Também: Nova Zelândia atinge recorde de novos casos e enfrenta anti-vacinas