A Suíça vai deixar de ter em vigor quase todas as restrições aplicadas para combater a propagação da pandemia a partir desta meia-noite, adiantou esta quarta-feira o governo do país, citado pela Reuters.
Neste sentido, o governo adiantou que apenas irá manter-se o uso obrigatório de máscara nos transportes públicos e em instalações de saúde após essa data, embora apenas temporariamente.
"A luz no horizonte é bastante visível", afirmou o presidente Ignazio Cassis numa conferência de imprensa que decorreu na cidade de Berna. Ainda assim, o governante acrescentou que, caso necessário, o executivo está pronto para aplicar novamente medidas restritivas. "Estamos a aprender a viver com o vírus", acrescentou ainda, citado pela Reuters.
Por sua vez, também o isolamento obrigatório de cinco dias para pessoas que tenham testado positivo à Covid-19 permanecerá em vigor até ao final de março.
Contrariamente, lojas, restaurantes e instituições culturais passarão a estar acessíveis ao público em geral, eliminando-se todas as restrições neste sentido. Os cidadãos suíços deixarão também de precisar de apresentar o certificado digital Covid para entrarem em estabelecimentos como bares e restaurantes.
Neste momento, mais de 90% da população suíça obteve algum tipo de proteção contra o novo coronavírus, seja por via da vacinação ou da recuperação da doença.
Leia Também: Suíça vai a votos para proibir testagem em animais