Um menino de nove anos está há dois dias preso num poço, na remota vila de Shokak, província de Zabul, no Afeganistão, avança a AFP.
O caso ecoa a tentativa de resgate de Rayan, o menino marroquino de cinco anos que, há menos de duas semanas, ficou preso num poço de 32 metros, acabando por não sobreviver.
Vídeos partilhados nas redes sociais, incluindo do governo talibã, mostram a criança, identificada como Haidar, presa no poço, a mover os braços e a parte superior do corpo.
“Estás bem, meu filho?”, ouve-se o pai do menino. “Fala comigo e não chores, estamos a trabalhar para te tirar daí”, acrescenta.
“Ok, vou continuar a falar”, responde o menino, de forma queixosa.
As imagens foram captadas por uma câmara colocada no poço através de uma corda. Segundo as autoridades, Haidar está preso a cerca de dez metros abaixo do poço de 25 metros.
Happening now in #Zabul Jaldak district little boy Haidari fell into deep well, it's been over 15 hours the rescue operation is going on #pray for safety it's not an easy for a parent to see their child in such a situation . pic.twitter.com/IA386Lm8kB
— Wazhma Tokhi (@WazhmaTokhi) February 16, 2022
"Está lá uma equipa com uma ambulância, oxigénio e outras coisas necessárias. O menino está bem e pede comida e água às vezes", publicou Abdullah Azzam, secretário do vice-primeiro ministro Abdulghani Barada, na rede social Twitter.
Public health’s team is there with ambulance, oxygen balloons and other necessary stuff. Child’s health is ok and he asks for food and water sometimes.
— Abdullah Azzam (@Abdullah_azzam7) February 17, 2022
De acordo com a agência noticiosa, as equipas de salvamento estão a cavar um buraco na superfície, de forma a tentar chegar ao menino. Trata-se de uma engenharia semelhante à utilizada no resgate de Rayan, no início de fevereiro.
Efforts underway to rescue Afghan boy trapped in well for more than 45 hours but no success yet.
— Bismellah Pashtonml (@bpashtonmal) February 17, 2022
Technical assistance is urgently needed.
Plz retweet to get attention of those who can help.#saveHaider#Zabul #Afghanistan pic.twitter.com/pvphU0pQuA
Leia Também: O adeus a Rayan, a criança que "renovou a fé na humanidade"