O fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates visitou esta quinta-feira o Paquistão para se encontrar com o primeiro-ministro Imran Khan e discutir a erradicação da poliomielite num dos dois últimos países do mundo onde o vírus é endémico.
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.
O vírus da poliomielite, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a poliomielite pode ser prevenida com uma vacina a que os habitantes de países subdesenvolvidos por vezes não têm acesso.
Em comunicado sobre esta visita, o empresário da tecnologia disse: "Esta é a fase final e mais difícil do esforço de erradicação [da poliomielite], mas mantendo o ritmo e permanecendo vigilante o Paquistão tem a oportunidade de fazer história ao acabar com a poliomielite para sempre".
Acrescentou ainda que "o compromisso do Paquistão em acabar com a poliomielite é inspirador."
Saliente-se que a Fundação Bill & Melinda Gates, da qual Bill Gates é presidente, faz parte da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, um projeto de governos e organizações internacionais.
Neste momento, o Paquistão e o vizinho Afeganistão são os dois únicos países do mundo onde a poliomielite ainda existe em circulação.
No último ano, destaca-se que nenhuma criança ficou paralisada com poliomielite no Paquistão, segundo a Fundação Bill & Melinda Gates. Ainda assim, o vírus foi detectado em dezembro em amostras de esgoto na província de Khyber Pakhtunkhwa.
Leia Também: Bill Gates considera que a Covid-19 devia tratar-se como "gripe sazonal"