Um drone comandado pelo grupo militante libanês Hezbollah voou sobre o norte de Israel esta sexta-feira, o que desencadeou as defesas aéreas do país, que recorreu ainda ao lançamento de aviões de combate, informa a Reuters.
O Hezbollah, que travou, em 2006, uma guerra contra Israel na fronteira com o Líbano, disse que o voo desta sexta-feira se tratou de uma missão de reconhecimento com a duração de 40 minutos. Isto depois de, no início desta semana, ter revelado que já começou a produzir os seus próprios drones no Líbano.
Horas mais tarde, ouviu-se um estrondoso rugido na capital libanesa, Beirute, que segundo duas fontes consultadas pela Reuters terá sido causado pela passagem de aviões israelitas.
As forças militares israelitas adiantaram ainda que a aeronave do Hezbollah, controlada via rádio, tinha ativado as sirenes de ataque aéreo na região da Galileia, no norte de Israel. Um aviso que pretendeu alertar os cidadãos locais para a necessidade de procurarem abrigo.
"Os sistemas de defesa aérea identificaram e localizaram a ameaça juntamente com helicópteros e caças que foram enviados", esclareceram as mesmas forças, acrescentando que o seu sistema de defesa 'Iron Dome' tinha tentado intercetar o drone, embora este tenha conseguido regressar ao local do lançamento.
Este incidente acontece depois de Israel ter confirmado, na quinta-feira, o abate de um drone que, também ele, pertencia ao Hezbollah, após este ter entrado no espaço aéreo israelita.
Leia Também: Israel acusa investigadora da ONU de parcialidade