Uma pedra preciosa, anunciada como uma das maiores opalas de qualidade existentes, foi vendida por 143.750 dólares (162 mil euros) num leilão, no estado norte-americano do Alasca, no domingo. A pedra, chamada 'Americus Australis', pesa mais de 11.800 quilates e já tem história.
Mais recentemente, foi mantida num armário de roupa de cama numa casa em Big Lake, a norte de Anchorage, por Fred von Brandt, responsável pela procura de ouro no Alasca e cuja família tem raízes profundas no negócio das pedras e minerais preciosos, conta a Alaska Premier Auctions & Appraisals, citada pela Associated Press.
A opala - maior que um tijolo - está partida em dois pedaços, o que von Brandt disse ser uma prática usada há décadas para provar a qualidade dos minerais precisos. A pedra estava na sua família desde o final dos anos 50, quando o avô a comprou a um comerciante australiano chamado John Altmann.
O homem referiu ainda que a opala esteve durante décadas sob os cuidados do seu pai, Guy von Brandt, que decidiu que estava "fechada há tempo suficiente e que era altura de a colocar de volta no mundo e ver o interesse que poderia gerar".
A família, com raízes na Califórnia, exibiu a pedra em feiras de minerais durante vários anos, até ao início dos anos 80, acrescentou. Depois o pai entrou no negócio dos móveis e exibia-a na sua loja. Guy von Brandt acabou por mudar-se para Oregon e manteve a pedra "escondida" durante muitos anos.
Fred von Brandt disse que a trouxe para o Alasca há mais de um ano e decidiu pô-la à venda na Alaska Premier Auctions & Appraisals. A venda estava marcada para domingo. A venda incluía um pedaço mais pequeno da opala que o pai cortou para ser usado ou exibido.
Leia Também: McLaren Sabre com pintura especial vai a leilão. Só há 15 destes no mundo