O presidente da Câmara de Berdyasnk, na Ucrânia, Oleksandr Svidlo, confirmou este domingo que o exército russo assumiu o controlo da cidade.
Berdyansk localiza-se no sul da Ucrânia, a cerca de 800 quilómetros de Kiev, tem uma pequena base naval e uma população de cerca de cem mil habitantes.
“Há algumas horas, testemunhámos como equipamentos militares pesados e soldados armados entraram na cidade e começaram a avançar pela nossa cidade natal… tentei informar todos os habitantes da cidade para que tenham a oportunidade de se esconderem em abrigos”, começou por afirmar Oleksandr Svidlo num comunicado publicado nas redes sociais, citado pela CNN Internacional.
O político explicou que “soldados armados entraram no edifício do governo e se apresentaram como soldados do exército russo”. Depois, informaram que “todos os prédios administrativos” da cidade estavam “sob o seu controlo”.
Segundo Svidlo, foi pedido aos funcionários da Câmara para continuarem o seu trabalho “sob o controlo de homens armados”, algo que o autarca considera ter sido uma “proposta inaceitável”.
“Hoje Berdyansk estava na linha de fogo. Não sei como será amanhã, mas acho que esta noite será muito, muito difícil”, terminou.
A Rússia lançou na quinta-feira uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram centenas de mortos e feridos. Segundo o governo da Ucrânia, até este domingo, morreram 352 civis, incluindo 14 crianças, e mais de 1.600 ficaram feridos.
Leia Também: AO MINUTO: Mais de 350 civis mortos; Novas sanções "têm efeito imediato"