O Ministério dos Negócios Estrangeiros bielorrusso revelou, através das suas redes sociais, o local onde decorrerão as negociações, esta segunda-feira, entre a Ucrânia e a Rússia.
Estão previstas, para hoje, conversações entre delegações dos dois países, na fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia. Não é claro quem estará presente no encontro.
As negociações terão sido mediadas pelo Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, com quem Zelensky falou ao telefone.
Depois de se ter negado, incialmente, a encontrar-se com uma comitiva russa em território bielorrusso, o presidente ucraniano acabou por ceder. Apesar disso, confessou não ter esperanças de este encontro possa trazer grandes alterações ao conflito que está a pôr os dois países em guerra.
"Digo as coisas, como sempre, francamente: não creio muito num resultado", mas "é preciso tentar", disse Zelensky numa declaração em vídeo.
"À espera que as delegações cheguem", pode ler-se no Twitter, que partilha também uma foto da mesa onde se sentarão os responsáveis dos dois países.
️🇷🇺🇧🇾🇺🇦In Belarus, everything is ready to host Russia-Ukraine negotiations. Waiting for delegations to arrive pic.twitter.com/WSnPMyChwg
— Belarus MFA 🇧🇾 (@BelarusMFA) February 28, 2022