"Projeções atuais indicam que o sistema meteorológico poderá atingir Madagáscar e tem um forte potencial para atingir o Canal de Moçambique", referiu o INAM em comunicado.
"O INAM continua a monitorizar" a situação e "apela à população para que continue a acompanhar os avisos difundidos pelas autoridades", acrescentou.
De acordo com o centro meteorológico francês das ilhas Maurícias, que segue a atividade ciclónica do sudoeste do oceano Índico, a depressão atmosférica já foi batizada com o nome Gombe, ao ter atingido o grau de tempestade tropical moderada.
A intempérie poderá evoluir para a categoria de ciclone e chegar perto da costa moçambicana da província de Nampula durante o próximo fim de semana.
De acordo com o mais recente balanço do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), já morreram 72 pessoas na atual época chuvosa e ciclónica, que decorre desde 01 de outubro até final de abril.
A maioria das mortes foi provocada por desabamentos e inundações, outras por raios e incêndios.
Até final da época continuam a decorrer ações de sensibilização da população para que se afaste de zonas de cheias e para que bens alimentares e outros artigos essenciais sejam colocados em zonas seguras.
Leia Também: Chuvas na Austrália causam 21 mortos e obrigam a retirar 80 mil pessoas