Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Rússia diz que tem "provas" de que Kyiv preparava ataque em Donbass

Governo russo divulgou documentos que alega que foram obtidos por militares.

Rússia diz que tem "provas" de que Kyiv preparava ataque em Donbass
Notícias ao Minuto

09:21 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia alega que obteve documentos secretos que “provam” que Kyiv estava a preparar um ataque militar na região separatista de Donbass, no leste da Ucrânia.

Através do Twitter, a tutela russa publicou seis páginas de documentos, escritos em ucraniano - e que não foram verificados de forma independente -, que alegam ser o delineamento para um ataque em Donbass, em março de 2022, e que terão sido obtidos por militares russos.  

“Durante a operação militar especial, documentos classificados como do comando da Guarda Nacional da Ucrânia foram adquiridos pelos militares russos. Esses documentos confirmam a preparação secreta pelo regime de Kyiv de uma operação ofensiva no Donbass em março de 2022”, escreve o Ministério da Defesa da Rússia, indicando ainda que os documentos são datados de janeiro de 2022 e acusando a Ucrânia de prestar declarações falsas. 

Recorde-se que, no mês passado, antes de invadir a Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, em Donbass, para “manter a paz”, exigindo o mesmo por parte de Kyiv. Pouco depois, ordenou que as tropas russas entrassem na região e seguiu-se o início da guerra.

Putin justificou o que chamou de "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho. Desde então, a invasão já provocou a morte de centenas de civis e causou mais de dois milhões de refugiados. 

Segundo a imprensa internacional, a Rússia tem utilizado vídeos de propaganda adulterados para justificar a invasão à Ucrânia e vários meios de comunicação independentes foram encerrados. Além disso, foi pedido aos canais estatais que não se refiram ao conflito como guerra ou invasão.

Leia Também: AO MINUTO: 5 mil civis saíram de Sumy; Japão doa equipamento pela 1.ª vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório