Filho de Netanyahu insulta Macron por defender solução de dois Estados

O filho do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, Yair, insultou o Presidente francês, Emmanuel Macron, na noite de sábado, depois de este ter publicado uma mensagem a favor de uma solução de dois Estados e do reconhecimento da Palestina.

Notícia

© Amos Ben Gershom/GPO via Getty Images

Lusa
13/04/2025 09:15 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Sim à independência da Nova Caledónia! Sim à independência da Polinésia Francesa! Sim à independência da Córsega! Sim à independência do País Basco! Sim à independência da Guiné Francesa! Parem o neoimperialismo francês na África Ocidental!", escreveu o descendente de Netanyahu na rede X em resposta a Macron.

 

Num 'tweet' anterior, Macron tinha escrito que a posição de França "é clara" e a favor da 'paz' e de "um Estado palestiniano sem o Hamas".

"Isto exige a libertação de todos os reféns, um cessar-fogo duradouro, o reinício imediato da ajuda humanitária e a procura de uma solução política com dois Estados. O único caminho possível é político. Apoio o direito legítimo dos palestinianos a um Estado e à paz, bem como o direito dos israelitas", afirmou o líder francês na rede social X.

Em 09 de abril, Macron afirmou que está a trabalhar para que França reconheça o Estado Palestiniano, algo que poderá acontecer na conferência que copresidirá em junho com a Arábia Saudita, no âmbito de uma operação de "reconhecimento recíproco", incluindo de Israel, por parte de vários países.

No total, 147 países reconhecem a Palestina, uma lista à qual se juntaram a Eslovénia, em junho de 2024, bem como Espanha, Irlanda e Noruega, em 28 de maio.

Leia Também: Netanyahu promete trazer reféns de volta em mensagem pascal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas