Abbas Araghchi está em Omã acompanhado pelo ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Políticos iraniano, Majid Takht-Ravanchi, pelo ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Jurídicos iraniano, Kazem Gharibabadi, e pelo porta-voz diplomático, Esmaïl Baghaï, informou a televisão estatal.
Os Estados Unidos e o Irão iniciam hoje, em Omã, conversações de alto risco sobre a questão nuclear iraniana, após ameaças de uma operação militar dos EUA caso as conversações fracassem.
O enviado dos EUA para o Médio Oriente, Steve Witkoff, e o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, deverão realizar as conversações à porta fechada em Mascate.
As conversações serão as primeiras a este nível entre os dois países inimigos desde que os EUA se retiraram em 2018, durante a primeira presidência de Donald Trump, de um acordo celebrado em 2015 entre o Irão e as grandes potências para supervisionar o seu programa nuclear em troca do levantamento das sanções.
A duração e o formato das negociações permanecem incertos: a Casa Branca afirma que serão negociações diretas "na mesma sala", enquanto o Irão fala de conversações através dos omanis.
O Presidente Donald Trump adotou uma política de "pressão máxima" contra o Irão e impôs novas sanções contra o seu programa nuclear e o setor petrolífero.
Trump surpreendeu ao anunciar na segunda-feira a realização destas conversações, após semanas de guerra de palavras entre os dois países, que não mantêm relações diplomáticas há 45 anos.
Leia Também: Teerão espera acordo "sério e justo" com EUA sobre programa nuclear