Vídeo captou momento do rapto do presidente da Câmara de Melitopol

Sequestro aconteceu esta sexta-feira.

NotíciaVídeo

© Twitter

Notícias ao Minuto com Lusa
12/03/2022 07:24 ‧ 12/03/2022 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Ucrânia

O presidente da Câmara de Melitopol foi raptado esta sexta-feira por soldados russos que ocuparam esta cidade do sul da Ucrânia, disseram vários responsáveis ucranianos.

O autarca foi detido quando estava no centro de crise da cidade, localizado a cerca de 120 km ao sul de Zaporizhzhia, para tratar de problemas de abastecimento.

Imagens partilhadas por oficiais do gabinete da presidência [e que pode ver acima] mostram o momento em que vários homens armados parecem escoltar um homem. Segundo os ucranianos, tratar-se-á do governante local, a quem foi colocado um saco na cabeça para que não fosse reconhecido.

Segundo a Sky News, o Ministério dos Negócios Estrangeiros já se pronunciou referindo que o rapto equivale a um crime de guerra.

Zelensky, presidente do país, equipara o sucedido às ações dos "terroristas do ISIS", e disse que as forças russas "transitaram para uma nova fase de terror".

Melitopol, uma cidade situada entre a cidade portuária de Mariupol e a península da Crimeia, tinha pouco mais de 150.000 habitantes antes da invasão russa.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Sentimento europeu antirrusso visa sobretudo Putin e não o povo russo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas