Foi alegadamente raptado mais um autarca na região de Dniprorudne, no sul da Ucrânia, perto de Zaporizhia.
A informação é avançada pelo chefe da administração estadual regional de Zaporizhia, Oleksandr Starukh, e noriciada também pelo jornal The Kyiv Independent. No Facebook, o responsável indica que o autarca de Dniprorudny, Yevhen Matviiv, foi raptado.
"Os crimes de guerra estão a tornar-se sistémicos. O autarca de Dniprorudny, Yevhen Matviiv, foi sequestrado", pode ler-se na sua página.
Mais tarde a informação foi confirmada no Twitter pelo ministro dos negócios estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, que confirmou o rapto do autarca e pediu ainda intervenção estrangeira para parar o "terror russo contra a Ucrânia".
Today, Russian war criminals abducted another democratically elected Ukrainian mayor, head of Dniprorudne Yevhen Matveyev. Getting zero local support, invaders turn to terror. I call on all states & international organizations to stop Russian terror against Ukraine and democracy. pic.twitter.com/jEPTBTLikY
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 13, 2022
Recorde-se que ontem foi conhecido que o autarca de Melitopol, Ivan Fedorov, foi também raptado quando estava no centro de crise da cidade, localizado a cerca de 120 km a sul de Zaporizhzhia, para tratar de problemas de abastecimento.
As imagens partilhadas na altura por oficiais do gabinete da presidência mostraram o momento em que vários homens armados escoltaram um outro individuo. Segundo os ucranianos, tratar-se-á do governante local, a quem foi colocado um saco na cabeça para que não fosse reconhecido.
Mais tarde, o presidente Zelensky equiparou o sucedido às ações dos "terroristas do ISIS", e disse que as forças russas "transitaram para uma nova fase de terror".
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
[Notícia atualizada às 10h44]
Leia Também: Vídeo captou momento do rapto do presidente da Câmara de Melitopol