Mais de 146 mil pessoas a fugir da guerra na Ucrânia já se registaram na Alemanha até agora. O balanço foi avançado pelo porta-voz do ministério do Interior alemão, esta segunda-feira.
O porta-voz deu ainda conta, citado pela Reuters, que o número exato conhecido de pessoas é 146.998, mas o número real de refugiados pode ser muito maior.
Por seu lado, a Sky News também avançava, esta manhã, que o Reino Unido já emitiu 4 mil vistos para ucranianos que estejam a fugir da guerra e que queiram juntar-se a familiares no Reino Unido. Até agora foram abertas 32.200 candidaturas nestes moldes.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Pode ver, na galeria acima, imagens da chegada de refugiados à Alemanha.
Leia Também: G7 anuncia hoje sanções conjuntas à Rússia