O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, afirmou esta quinta-feira que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, poderiam ainda reunir-se caso as condições necessárias para a resolução do conflito estivessem ao seu alcance, noticia a BBC.
"Há a possibilidade dos dois líderes se encontrarem se houver fundamento para um acordo sobre as questões que consideramos como sendo uma aproximação", afirmou Çavuşoğlu. "Dissemos ontem que teríamos todo o prazer em acolher" esse mesmo encontro, prossegue o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros da Turquia.
Na perspetiva de Mevlüt Çavuşoğlu, é "necessário preparar o terreno para uma reunião entre líderes o mais rapidamente possível", garantindo que a Turquia está "disponível para atuar" como palco escolhido para a ocorrência da mesma.
A este propósito, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, concordou com esta necessidade de todos os esforços serem concentrados no estabelecimento de uma reunião entre Putin e Zelensky.
Kuleba disse ainda esperar que a Turquia estivesse "entre os países" que pudessem servir como garante de qualquer acordo de paz entre os Estados envolvidos neste conflito, que vai já no seu 22.º dia.
Leia Também: Ministro turco viajou para Moscovo para prosseguir mediação do conflito