Mantêm-se em Mariupol 11 vezes mais pessoas do que as que escaparam
Apesar de milhares de pessoas terem começado a sair a partir de corredores humanitários, no início desta semana, a cidade, que tem sido das mais afetadas pelo conflito, tem ainda muitos civis.
© Getty Images
Mundo Mariupol
Ao 22.º dia de invasão das tropas russas na Ucrânia mantêm-se em Mariupol, uma das cidades mais afetadas pela guerra, cerca 350 mil pessoas.
Segundo fontes da Câmara Municipal da cidade, que fica no sul do país, cerca de 30 mil pessoas conseguiram escapar da cidade, onde já houve várias tentativas de funcionamento de corredores humanitários, sem serem, na maioria, bem sucedidas. Apenas no início desta semana os civis de Mariupol começaram a sair de forma segura da cidade.
A cidade, que está cercada pelas forças russas, tem sido constantemente atacada, havendo escassez de bens essenciais, como água, comida ou medicamentos. Perante a escassez deste bens, o New York Times noticiou que várias pessoas derretiam a neve por forma poderem hidratar-te. Agora, também um jornalista do The Guardian fotografou o momento que os civis derretiam o gelo.
Citizens trapped in #Mariupol are running out of water. They melt snow & use a juice carton box as a pot.#Ukraine #war #Russian #invasion #Putin pic.twitter.com/Mufgz23WYz
— Lorenzo Tondo (@lorenzo_tondo) March 17, 2022
Recorde-se que na quarta-feira, 16 de março, um teatro em Mariupol, que servia de abrigo antibomba, foi atingido por mísseis russos. Apesar de ainda não ser conhecido o número oficial de vítimas, a maioria terá sobrevivido, segundo Dmytro Gurin, um deputado ucraniano.
Leia Também: "Milagre". Vídeo mostra cave que abrigou sobreviventes de ataque a teatro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com