O Serviço de Emergência da Ucrânia (SES) deu conta de um bombardeamento na madrugada deste domingo no distrito de Podilskyi, na capital ucraniana, que provocou, pelo menos, seis mortos.
Imagens divulgadas pelo organismo na sua página do Facebook, que pode ver na galeria acima, mostram o “bombardeamento inimigo”, que atingiu um centro comercial de 10 andares, o seu parque de estacionamento, e várias residências na zona.
Num primeiro momento, o autarca de Kyiv, Vitali Klitschko, confirmou que as equipas de resgate estavam no local, havendo, na altura, pelo menos uma vítima mortal.
Entretanto, a AFP avançou que seis corpos encontravam-se esta manhã junto ao centro comercial, no noroeste de Kyiv.
Aftermath of the attack in Kyiv. pic.twitter.com/cJTjZp0BqC
— Paul Ronzheimer (@ronzheimer) March 21, 2022
Recorde-se que a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia a 24 de fevereiro, que causou pelo menos 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,3 milhões para os países vizinhos, segundo o mais recente balanço da Organização das Nações Unidas (ONU).
Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, adianta a ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Pelo menos seis mortos em bombardeamento em Kyiv