Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Tablóide que avançou que há 20 vezes mais mortos diz que foi hackeado

Jornal pró-Kremlin avançou na segunda-feira que haveria quase 20 vezes mais mortos russos do que há registo, mas apagou publicação pouco tempo depois.

Tablóide que avançou que há 20 vezes mais mortos diz que foi hackeado
Notícias ao Minuto

18:50 - 22/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O tablóide pró-Kremlin que avançou na segunda-feira, dia 21 de março, que haveria quase 20 vezes mais mortos russos do que há registo, disse hoje que foi hackeado. 

O jornal russo Komsomolskaya Pravda acusou hackers de 'plantar' notícias falsas no site após ter noticiado que, desde a invasão das tropas russas na Ucrânia, já teriam morrido 9.861 soldados russos.

A notícia foi pouco depois apagada, mas, nos tempos que correm, nada do que é publicado online desaparece e não é por isso de estranhar que alguns utilizadores tenham tirado screenshots e partilhado as imagens nas redes sociais.

O jornal emitiu entretanto um comunicado apontando: "Em 21 de março, o acesso à interface do administrador foi invadido no site Komsomolskaya Pravda e uma inserção falsa foi feita nesta publicação sobre a situação em torno da operação especial na Ucrânia. As informações imprecisas foram imediatamente removidas".

Recorde-se que a Rússia não atualiza oficialmente o número de baixas provocadas desde o início da invasão desde que declarou, no dia 2 de março, que 498 militares tinham sido mortos e 1.597 feridos.

Esta é a segunda vez que um meio russo 'viola' a narrativa criada, e fortemente controlada, pelo Kremlin. Anteriormente, uma jornalista, Marina Ovsyannikova, invadiu uma emissão de televisão russa em protesto contra a guerra na Ucrânia.

Os russos apelidam esta invasão à Ucrânia de "operação militar especial". 

Leia Também: Kyiv. Embaixada dos EUA acusa russos de "sequestrar" 2.389 crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório