Moderna quer vacinar bebés e crianças contra a Covid-19 dentro de semanas

As doses pediátricas da vacina contra a Covid-19 - 25% de uma dose 'normal' de adulto - “mostraram uma resposta robusta de anticorpos”.

Notícia

© HAZEM BADER/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
23/03/2022 13:03 ‧ 23/03/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

A farmacêutica Moderna espera obter ‘luz verde’ para administrar a sua vacina pediátrica contra a Covid-19 em crianças entre os seis meses e os seis anos de idade dentro de semanas. 

Em comunicado, a farmacêutica anunciou que irá formalizar o seu pedido à Food and Drug Administration (FDA), autoridade norte-americana do medicamento, e à Agência Europeia do Medicamento (EMA) “nas próximas semanas”.

Durante a fase de testes, foram vacinadas com as duas doses, com 28 dias de intervalo, 2.500 crianças com idades entre os seis meses e os dois anos e 4.200 entre os dois e os quatro anos. As doses pediátricas - 25% de uma dose ‘normal’ de adulto - “mostraram uma resposta robusta de anticorpos” com um “perfil de segurança favorável”. No primeiro grupo de crianças, a eficácia da vacina foi de 43,7% e no segundo de 37,5%. 

“Dada a necessidade de uma vacina contra a Covid-19 para bebés e crianças pequenas, estamos a trabalhar com a FDA dos EUA e reguladores de todo o mundo para enviar esses dados o mais rapidamente possível”, afirmou, no comunicado, a diretora-executiva da Moderna, Stéphane Bancel.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou, no início do mês, a administração da vacina da Moderna em crianças dos seis aos 11 anos. Contudo, em Portugal só está autorizada a dose pediátrica do consórcio Pfizer/BioNTech. 

Leia Também: Moderna quer desenvolver vacina contra 15 vírus para evitar nova pandemia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas