SIP alerta para "alarmantes" agressões a jornalistas na América Latina

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou na quarta-feira as "alarmantes" agressões a jornalistas ocorridas este mês na Guatemala, El Salvador, Honduras e México, país onde este ano já foram assassinados oito repórteres.

Notícia

© Getty Images

Lusa
31/03/2022 07:33 ‧ 31/03/2022 por Lusa

Mundo

Imprensa

"Toda a violência contra a imprensa deve ser considerada uma afronta direta ao direito do público a estar informado", afirmou hoje, em comunicado, o presidente da comissão para a liberdade de imprensa e informação da SIP, Carlos Jornet.

Para o responsável, é importante que as agressões e ataques aos profissionais da comunicação social "sejam levadas muito a sério pelos governos e pelas organizações civis", dando como exemplo o caso do México, onde este ano foram assassinados oito jornalistas.

Entre os casos reportados pela SIP estão situações de ameaças físicas, intimidações, roubo de material e agressões a jornalistas por terem noticiado sobretudo casos de corrupção em entidades públicas.

A falta de proteção de jornalistas e outros profissionais de comunicação na América Latina será um dos temas do próximo encontro promovido pela SIP, marcado para abril em Miami.

Leia Também: Amnistia alerta para ataques a jornalistas e de género na Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas