O maior avião do mundo, o Antonov An-225, foi destruído na sequência do conflito que se vive na Ucrânia.
O aparelho, estacionada no Aeroporto de Hostomel, junto à cidade Bucha, nos arredores de Kyiv, ficou irreconhecível na sequência daquilo que terá sido um ataque ao aeródromo.
O Antonov-225 era a única aeronave deste modelo que existia no mundo e o maior avião de carga existente, construído como parte do programa espacial soviético. Este foi, mais recentemente, uma preciosa ajuda durante a pandemia da Covid-19, pois permitiu o transporte de enormes quantidades de material médico de uma só vez em viagens entre a Ásia e a Europa.
A notícia da sua destruição já tinha sido conhecida em fevereiro mas agora há imagens - que pode ver na galeria acima - que comprovam o sucedido.
A destruição do 'Mriya' - que significa 'Sonho', em português - foi, recorde-se, confirmada na conta da Ucrânia no Twitter: "O maior avião do mundo foi destruído pelos russos num aeródromo perto de Kiev. Vamos reconstruir o avião. Cumpriremos nosso sonho de uma Ucrânia forte, livre e democrática", podia ler-se.
Com 84 metros de comprimento, uma envergadura de 88 metros e um trem de aterragem de 32 rodas, o An-225, de que só existia um exemplar, podia transportar até cerca de 250 toneladas de carga a velocidades até 850 quilómetros por hora.
Leia Também: 'Mriya'. Rússia destrói o (único) Antonov An-225, o maior avião do mundo