A Rússia está a preparar um ‘desfile de vitória’ em Mariupol, revelou, esta quarta-feira, Petro Andryushchenko, assessor do autarca da cidade portuária. Segundo adiantou na rede social Telegram, o evento está agendado para o próximo dia 9 de maio.
“De acordo com as nossas informações, [o autoproclamado autarca de Mariupol] Ivashchenko foi instruído a limpar os destroços e corpos de parte do distrito central da cidade para garantir que um desfile seja realizado a 9 de maio”, afirmou Andryushchenko.
“Os ocupantes planeiam realizar um ‘desfile de vitória’ em Mariupol a 9 de maio, se a sua ‘operação especial’ for bem-sucedida”, acrescentou.
Contudo, frisou, “a boa notícia é que não há veículos ou pessoas na cidade para levar a cabo tal evento”.
Sublinhe-se que Kostyantyn Ivashchenko, um membro do partido pró-Rússia ‘Plataforma da Oposição - Pela Vida’, foi nomeado autarca de Mariupol pelas tropas russas na cidade, na semana passada.
O dia 9 de maio, dia da capitulação da Alemanha nazi, já foi apontado como a data possível para o fim da invasão russa da Ucrânia. O presidente francês, Emmanuel Macron, referiu que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, vai concentrar a campanha da Ucrânia nas regiões separatistas do Donbass para “alcançar” uma vitória nesse dia.
"Na Rússia, o 9 de maio é um dia nacional com paradas militares importantes e é quase certo que, para o presidente [Vladimir] Putin, o 9 de maio deve ser um dia de vitória", disse.
Assinala-se, esta quarta-feira, o 49.º dia da invasão russa da Ucrânia. No total, a guerra já fez mais de 1.800 mortos entre a população civil, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior.
Leia Também: "Simbolismo na essência soviética". Rússia espera "vitória" a 9 de maio