O pai de Patrick Lyoya, um jovem que foi baleado por um polícia nos Estados Unidos a semana passada, no estado norte-americano do Michigan, descreveu o momento da morte do filho como uma "execução".
"Quando vi o vídeo, o meu coração ficou despedaçado", disse Peter Lyoya, citado pela Associated Press.
"Ao ver este vídeo, e que o meu filho foi morto como um animal por um agente da polícia, sei que não há mais vida", disse Peter Lyoya durante uma conferência de imprensa, apelando às autoridades para que a lei seja cumprida. "Peço justiça. Justiça para o Patrick", disse.
Depois de o caso se tornar conhecido, vários protestos têm começado em alguns lugares dos Estados Unidos. Os manifestantes pedem justiça neste caso e também relembram que, todos os dias, há violência policial no país.
Patrick, um jovem de 26 anos que chegou aos Estados Unidos em 2014, vindo da República Democrática do Congo, foi mandado parar numa operação policial. O jovem pergunta ao agente da polícia o que fez e o homem responde-lhe que quer ver os seus documentos.
No vídeo abaixo, gravado por uma testemunha que se encontrava no carro de Patrick, pode ver o momento em que tudo aconteceu, mas alertamos que as imagens poderão ferir suscetibilidades. O caso está a ser investigado.
Newly released video shows a Grand Rapids (MI) police officer shooting unarmed 26 yo Patrick Lyoya while he was on the ground & facing away from the officer! Patrick never used violence against this officer even though the officer used violence against him in several instances. pic.twitter.com/5vNSWDYUpz
— Ben Crump (@AttorneyCrump) April 13, 2022
Leia Também: EUA. Vídeo mostra momento em que polícia baleia afro-americano na cabeça